Expressão e Educação Físico-Motora

Atividades Componentes do Currículo

 
 

Sabendo da importância social que a atividade física e desportiva contém e por acreditarmos que a escola tem uma função central na elevação da prática desportiva dos jovens, no Externato S. Miguel e na Escolinha – Jardim Infantil procuramos assim implementar um modelo de lecionação atraente que desenvolva os conhecimentos e competências necessárias.

Ao entrar para o pré-escolar a criança já possui algumas aquisições motoras básicas, sendo assim a educação pré-escolar deve proporcionar ocasiões de exercício da motricidade global e também da motricidade fina, de modo a permitir que todas e cada uma aprendam a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo.

A Expressão e Educação Físico-Motora é uma disciplina curricular obrigatória em todos os anos de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico que, em conjunto com outras áreas, contribui para o desenvolvimento global da criança, assumindo particular importância na aquisição de destrezas motoras, hábitos e atitudes indispensáveis para uma vida ativa e saudável.

Neste contexto são definidos alguns objetivos gerais que passamos agora a enunciar:

 » Fortalecimento da saúde da criança;
 » Desenvolvimento de uma postura corporal correta;
 » Desenvolvimento físico harmonioso;
 » Desenvolvimento de movimentos fundamentais;
 » Desenvolvimento da auto-confiança e auto-estima;
 » Desenvolvimento de capacidades físicas;
 » Desenvolvimento de qualidades morais e volitivas;
 » Incutir o gosto pela atividade física;
 » Desenvolvimento do espírito cooperativo de grupo e o fortalecimento das relações humanas.

Venha Visitar-nos! - Ano letivo 2017/2018