Xadrez

Atividades Componentes do Currículo

 
 

A importância do Xadrez na escola e a sua relevância na formação dos jovens é cada vez mais um fato aceite e aplicado por diversas sociedades, que aproveitam as vantagens do xadrez para a formação dos seus jovens em idade escolar.

Procuramos assim, implementar no Externato S. Miguel a prática do Xadrez em contexto de aprendizagem escolar, útil ao desenvolvimento integral das crianças, que lhes permite desenvolver uma série de variáveis associadas ao aumento das capacidades cognitivas e potenciadoras de um incremento do rendimento escolar.

Outra faceta da utilização do Xadrez em ambiente escolar, é a de atuar como mecanismo de suporte à integração social, dado que permite reforçar a associação mental entre a escola e um espaço de sucesso e de oportunidades para todos.

O Xadrez como disciplina escolar

A aprendizagem do Xadrez desenvolve várias competências:

» A atenção e a concentração;
» O julgamento e o planeamento;
» A imaginação e a antecipação;
» A memória;
» A vontade de vencer, a paciência e o autodomínio;
» O espírito de decisão e a coragem;
» A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
» A criatividade;
» A inteligência;
» A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.

Entretanto, o imenso mérito do Xadrez é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno: dar a possibilidade de cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a sua motivação pessoal.

Venha Visitar-nos! - Ano letivo 2017/2018