História

O Externato S. Miguel tem mais de um quarto de século de existência.

 
 


Foi em 1988 que tudo começou… Os diretores da Instituição decidiram avançar num projeto audaz, ambicioso mas capaz de preencher as suas vidas e corações de muita alegria, partilhada com as crianças e suas famílias.

Colocaram mãos à obra e, em 1989 abriram as suas portas contando apenas com 27 alunos de todos os anos de escolaridade do 1º ciclo.

Ano após ano, o número foi crescendo atingindo o limite máximo determinado pela rede educativa. A necessidade de melhorar, investir num futuro promissor, formar uma equipa sólida, qualificada e empenhada foram sempre objetivos cruciais na vida deste casal. Mais tarde, foi implementado o uso de uniforme pois, é na opinião dos mesmos, fundamental preservar a infância, inibir o consumismo, equilibrar as diferenças sociais e conferir responsabilidade.

Houve evolução e afirmação da Instituição no meio em que está inserida. A sua ação é reconhecida pela população que procura o seu serviço educativo, processo que entendemos de "identificação" mútua e que desejamos de contínuo crescimento.

O ensino exercido pelo Externato caracteriza-se por práticas inovadoras, com metodologias diversificadas e forte componente prática e interdisciplinar.

Ser uma escola de referência e de excelência valorizando princípios intelectuais, sociais, morais, éticos, religiosos formando cidadãos que vejam no ESM (Externato S. Miguel) uma segunda família – foram, são e serão os grandes propósitos da direção e seus colaboradores.

E é neste âmbito que, o Externato tem procurado melhorar, ano após ano, dia após dia, opulentando o currículo escolar e as componentes de currículo obrigatórias e de carater facultativo.

Hoje, apresentamos uma variedade ampla de serviços que visam o sucesso, a aprendizagem, a vitória e ainda, a felicidade do aluno e suas famílias (judo, ténis, hip-hop, ballet, natação, informática, inglês, filosofia para crianças, xadrez, música, aulas de instrumento e formação musical, serviço de psicologia, apoio individualizado, cantina e transportes e ainda, um horário alargado até às 19 horas).

"É fundamental conquistar o gáudio, o bem-estar de todas as crianças do Externato e concomitantemente, das suas famílias." - Menciona a diretora da Instituição. Já nos afirmava Oscar Wilde: "A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes."

Atualmente, e após mais de 25 anos de trabalho árduo, sério e indubitavelmente de grandes sucessos, o Externato pretende que a criança adquira uma base sólida para a construção da sua própria seleção de valores e para a formação de um cidadão democrata, justo, solidário, autónomo e responsável, tendo em conta o seu papel na comunidade e afirma-se como um ensino privado de referência na cidade de Ovar.
O ensino do ESM é comparticipado pelo Ministério da Educação, apoiando diretamente as famílias, deduzindo na mensalidade base um valor, mediante o rendimento familiar.

Venha Visitar-nos! - Ano letivo 2017/2018