Terapia da Fala

Serviços

 
 

Será que o meu filho (a) precisa da ajuda de um Terapeuta da Fala?

terapia da fala m terapia da fala 73

Idade Pré– Escolar (3 aos 6 anos)

“O meu filho não fala bem”, muitas vezes, os pais referem que o seu filho não fala bem, contudo não sabem explicar porquê ou como o fazem e em que situações isso acontece. O que sabem é que a irmã mais velha falou mais cedo, ou que tem um primo da mesma idade que já fala tudo, ou então que, na escola, está atrasado em relação aos outros. Pode acontecer, ainda, que a criança não diga determinado som, mas seja capaz de construir frases complexas com bastante vocabulário e isso não significa que não esteja dentro da normalidade.

O Terapeuta da Fala é um profissional qualificado que o ajuda a responder a todas estas questões.

Cada criança desenvolve a linguagem ao seu ritmo. No entanto, existe um padrão comum. Por isso é possível, desde muito cedo, verificar se o desenvolvimento da comunicação e da linguagem acontece da forma esperada.
Qual o objetivo do rastreio de Terapia da Fala nesta idade?

» Alertar os cuidadores da criança e torná-los mais atentos para a possibilidade de um atraso do desenvolvimento da fala e linguagem, que pode ser um sinal preditivo de eventuais dificuldades de fala e linguagem posteriores.
» As dificuldades de fala e linguagem podem afectar as aquisições e o progresso da criança na escola e, posteriormente, na sua vida social e profissional.
» A investigação especializada provou que a detecção e tratamento das perturbações da linguagem permite prevenir dificuldades na linguagem escrita, tais como a dislexia, a disortografia e, em última instância, o iletrismo do futuro adulto.

 

Idade Escolar (6 aos 10 anos)

“Será que aprender a ler e a escrever é uma atividade assim tão complexa? Que mecanismos é que estão então envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita? Será que todas as crianças conseguem aprender a ler e a escrever? Do que precisam para aprender?

O Terapeuta da Fala é um profissional qualificado que o ajuda a responder a todas estas questões.

Para que a criança aprenda a ler e a escrever são necessários vários pré-requisitos para que desenvolva uma aprendizagem de forma saudável. Neste sentido, os pais devem estar atentos a esses pré-requisitos, para, se necessário, permitir um rastreio precoce e um tratamento mais rápido e atempado.

Quando a criança apresenta dificuldades de linguagem visíveis, a necessidade de intervenção do Terapeuta da Fala e a sua colaboração, no processo escolar é muito importante. - Existem crianças com dificuldades de linguagem que mostram alterações em aspetos claros como, por exemplo, dificuldades de evocação ou perturbações fonológicas. No entanto, com alguma frequência, o aluno pode não apresentar sinais evidentes de dificuldades de linguagem, embora elas estejam presentes, impedindo a normal aprendizagem escolar.

 

 Sinais de Alerta - Idade Pré - Escolar  

 

 

   Sinais de Alerta - Idade Escolar

Venha Visitar-nos! - Ano letivo 2017/2018