Foi em 1988 que tudo começou… Os diretores da Instituição decidiram avançar num projeto audaz, ambicioso mas capaz de preencher as suas vidas e corações de muita alegria, partilhada com as crianças e suas famílias.
Colocaram mãos à obra e, em 1989 abriram as suas portas contando apenas com 27 alunos de todos os anos de escolaridade do 1º ciclo.
Ano após ano, o número foi crescendo atingindo o limite máximo determinado pela rede educativa. A necessidade de melhorar, investir num futuro promissor, formar uma equipa sólida, qualificada e empenhada foram sempre objetivos cruciais na vida deste casal. Mais tarde, foi implementado o uso de uniforme pois, é na opinião dos mesmos, fundamental preservar a infância, inibir o consumismo, equilibrar as diferenças sociais e conferir responsabilidade.
Houve evolução e afirmação da Instituição no meio em que está inserida. A sua ação é reconhecida pela população que procura o seu serviço educativo, processo que entendemos de "identificação" mútua e que desejamos de contínuo crescimento.
O ensino exercido pelo Externato caracteriza-se por práticas inovadoras, com metodologias diversificadas e forte componente prática e interdisciplinar.
Ser uma escola de referência e de excelência valorizando princípios intelectuais, sociais, morais, éticos, religiosos formando cidadãos que vejam no ESM (Externato S. Miguel) uma segunda família – foram, são e serão os grandes propósitos da direção e seus colaboradores.
E é neste âmbito que, o Externato tem procurado melhorar, ano após ano, dia após dia, opulentando o currículo escolar e as componentes de currículo obrigatórias e de carater facultativo.
Hoje, apresentamos uma variedade ampla de serviços que visam o sucesso, a aprendizagem, a vitória e ainda, a felicidade do aluno e suas famílias (judo, ténis, hip-hop, ballet, natação, informática, inglês, filosofia para crianças, xadrez, música, aulas de instrumento e formação musical, serviço de psicologia, apoio individualizado, cantina e transportes e ainda, um horário alargado até às 19 horas).
"É fundamental conquistar o gáudio, o bem-estar de todas as crianças do Externato e concomitantemente, das suas famílias." - Menciona a diretora da Instituição. Já nos afirmava Oscar Wilde: "A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes."
Atualmente, e após mais de 25 anos de trabalho árduo, sério e indubitavelmente de grandes sucessos, o Externato pretende que a criança adquira uma base sólida para a construção da sua própria seleção de valores e para a formação de um cidadão democrata, justo, solidário, autónomo e responsável, tendo em conta o seu papel na comunidade e afirma-se como um ensino privado de referência na cidade de Ovar.
O ensino do ESM é comparticipado pelo Ministério da Educação, apoiando diretamente as famílias, deduzindo na mensalidade base um valor, mediante o rendimento familiar.