Aulas de Instrumentos (Violino / Guitarra / Piano / Bateria)

Atividades Componentes do Currículo de Caráter Facultativo

 
 

A capacidade de tocar um instrumento musical é algo admirável e nunca é cedo demais para começar. As crianças são curiosas e criativas por natureza, e muitas serão capazes de aprender uma música muito rapidamente e de desenvolver amor por ela. A capacidade de tocar um instrumento e ler música será infinitamente útil na vida do seu filho.

Estudos têm demonstrado que a música pode ajudar a tornar uma criança mais inteligente, desenvolver dons, torná-la mais madura e mais confiante.

Violino

O violino pode ser tocado sozinho ou como parte de um grupo de música ou orquestra. A leitura é de uma clave, porém o grande desafio é encontrar a nota certa na corda pressionada e que o som saia a contento quando o arco passar por ela. O cérebro precisa comandar vários detalhes ao mesmo tempo e por isso é beneficiado. O ouvido ganha com esse processo e não é raro descobrir que a criança desenvolveu melhor audição musical devido aos estudos.

Guitarra clássica

Sendo a guitarra um instrumento popular as possibilidades de aprendizagem são quase inesgotáveis. Desde a guitarra clássica no sentido mais puro, passado pela música espanhola, brasileira, acompanhamento de fado e até música folk tudo por ser abordado, desde que o aluno tenho um espirito aberto e vontade de aprender.

As bases e os fundamentos técnicos são fundamentais, a posição do instrumento, a colocação das mãos e dos dedos e a postura são pontos fundamentais para se ter sucesso Passando esta primeira fase, começamos a trabalhar a independência e a coordenação de ambas as mãos. Aqui é fundamental o aluno ter uma prática constante para não se desmotivar.

Piano

O piano oferece o aprendizado simultâneo de duas claves, ou seja, duas linhas de leitura musical diferentes, uma para a mão direita e a outra para a esquerda. Isso ocorre porque é um instrumento com várias escalas indo desde o som muito grave, passando pelo grave, médio, agudo até chegar ao muito agudo. É assim para facilitar a leitura na hora de tocar. O cérebro precisa interpretar as duas ao mesmo tempo e comandar as mãos a tocarem diferente uma da outra, e a capacidade de raciocínio aumenta. É desafiador e por isso transmite sensação de sucesso logo nas primeiras músicas tocadas.

Percussão – (Bateria)

Esta classificação conta com os mais variados instrumentos e normalmente quem a estuda aprende quase todos. A bateria, como é conhecida popularmente, é um resumo de apenas alguns. Eles são tocados por impacto, raspagem ou agitação. A leitura é feita de forma bem diferenciada dos outros instrumentos acima, sendo que as linhas e símbolos indicam o instrumento a ser tocado, pois são vários. É a percussão que marca o ritmo da música portanto seu valor é imenso.

 

sem nome   Preçário

Venha Visitar-nos! - Ano letivo 2017/2018